De uma forma geral um sistema de equações lineares pode ser expresso em termos de uma matriz de coeficientes A, um vector de termos b e um vector de incógnitas x:
Quando A é não-singular e quadrada (), ou seja que o número de equações independentes é igual ao número de incógnitas, o sistema tem uma solução única dada por:
Esta aproximação baseada na matriz inversa, apesar de formalmente correcta é ineficiente para aplicações práticas (onde o número de equações pode ser extremamente elevado) e pode conduzir a erros numéricos consideráveis a não ser que sejam utilizadas técnicas apropriadas. Varias soluções técnicas, eficientes e estáveis, têm sido desenvolvidas para resolver sistemas de equações lineares e o mais apropriado a cada situação dependerá das características da matriz dos coeficientes (). Por exemplo, se esta é ou não simétrica, ou é positiva definida ou se tem uma estrutura particular (esparsa ou completa). O Matlab está equipado com muitas destas técnicas na sua biblioteca de rotinas que são chamadas automaticamente.
A rotina standard do Matlab para resolver sistemas de equações lineares é invocada pelo uso da divisão matricial à esquerda :
Rodrigo Maia 2003-10-07