10.9 Formatação de Texto nos Gráficos

É possível alterar o formato dos textos nos gráficos, aumentando e reduzindo o tamanho dos caracteres, e também introduzir algumas expressões matemáticas simples (em LATEX).

Como exemplo vamos esboçar a curva dos primeiro 100 termos da sequência $\left\{x_n\right\}$ dada por $x_n=\left(1+\frac{1}{n}\right)^n$ e depois desenhar o gráfico da função $\phi(x)=x^3\sin^2\left(3\pi x\right)$ no intervalo $-1\leq x\leq 1$. Os seguintes comandos produzem o gráfico da figura 5:

» set(0,'Defaultaxesfontsize',16);
» n = 1:100; x_n = (1+1./n).^n;
» subplot (211)
» plot(n,x_n,'.',[0 max(n)],exp(1)*[1 1],'-','markersize',8)
» title('x_n = (1+1/n)^n','fontsize',12)
» xlabel('n'), ylabel('x_n')
» legend('x_n','y = e^1 = 2.71828...',4)
» subplot (212)
» x = -2:.02:2; phi_x = x.^3.*sin(3*pi*x).^2;
» plot(x,phi_x,'linewidth',2)
» legend('
phi(x) = x^3sin^2 (3
pi x)',4)
» xlabel('x')

As características mais importantes deste comandos são:

  1. A primeira linha altera o tamanho de letra usado, por defeito, nos nomes dos eixos, títulos e legendas.
  2. Na terceira linha o tamanho do simbolo ``.'' é alterado do seu valor por defeito (6) para tamanho 8, através da string adicional ''markersize',8'.
  3. As string 'x_n' estão formatadas de forma a resultarem em $x_n$ com o n em índice e 'x^3' de forma a resultar em $x^3$ com o 3 em expoente.
  4. Os caracteres do alfabeto grego $\alpha$, $\beta$,...,$\omega$, $\Omega$ são produzidos pelas strings '\alpha', '\beta',ldots, '\omega', '\Omega'. Os símbolos do integral ($\int$) e somatório ($\sum$) são produzidos pelas strings '
    int
    ' e '
    sum
    ' respectivamente.
  5. A espessura da linha usado no gráfico de baixo foi alterada do seu valor por defeito (0.5) para 2.
  6. Com o comando 'help legend' é fácil perceber a utilidade do último argumento do comando 'legend'.

Figura 5: Exemplos de Formatação de Texto em Gráficos
\resizebox{6cm}{!}{\includegraphics{images/fig5.eps}}

Para que se possa obter o valor de qualquer propriedade de um ``plot'' é necessário conhecer, em primeiro lugar, o seu identificador (``handle'') e depois usá-lo com o comando 'get'

  » handle = plot(x,y,'.')
  » get(handle,'Markersize'')

Com o comando 'get(handle)' obtém-se a lista da propriedades do objecto cujo o identificador é a variável 'handle'. O comando 'set' altera o valor das propriedades.

Na janela da figura é também possível modificar as características dos objectos de um gráfico, clicando no botão da seta na ``toolbar'' podem-se seleccionar os objectos que se desejem editar com um clique sobre eles, depois com o botão direito do rato clica-se novamente e será aberto um menu onde está a opção ``properties'' que serve para editar a propriedades do objecto.

Rodrigo Maia 2003-10-07