Introduzindo o comando
» diary minhasessao
o Matlab guardará todo o texto que apareça na janela de comando no ficheiro minhasessao localizado na directoria de trabalho actual do Matlab (a directoria de trabalho determina-se usando o comando 'pwd'). Pode ser usado qualquer nome de ficheiro que o sistema operativo aceite exceptuando off. O registo do conteúdo da janela de comando terminará com o comando:
» diary off
O ficheiro de registo minhasessao pode ser editado ou impresso, usando por exemplo com o notepad, de forma a corrigir qualquer erro.
Durante uma sessão de cálculo se, por qualquer razão, for necessário guardar o valor das variáveis actuais, de forma a que estas possam ser ultilizadas mais tarde, introduzindo:
» save estasessao
todas as variáveis, e respectivos valores, actualmente existentes no ambiente de trabalho, serão gravados num ficheiro chamado estasessao.mat. Este ficheiro não pode ser editado. Quando os valores forem novamente necessários basta introduzir:
» load estasessao
que todas as variáveis, e respectivos valores, serão restaurados no ambiente de trabalho (Isto pode ser efectuado tantas vezes quantas necessário e mesmo em distintas sessões do Matlab ).
A lista das variáveis usadas na sessão currente do Matlab pode ser obtida por:
» whos
Name Size Elements Bytes Density Complex
ans 1 by 1 1 8 Full No
v 1 by 3 3 24 Full No
v1 1 by 2 2 16 Full No
v2 1 by 2 2 16 Full No
v3 1 by 3 3 24 Full No
v4 1 by 4 3 24 Full No
x 1 by 1 1 8 Full No
y 1 by 1 1 8 Full No
Grand total is 16 elements using 128 bytes
Para obter mais informações introduza 'help whos' 'help save'.
Rodrigo Maia
2003-10-07