Sistemas de Informação nas Organizações

Ano 2002/2003      5º Semestre     Carga horária (2T+3P)
Curso de Engenharia Informática
Docente Leonor Teixeira


^ Objectivos:

Esta disciplina tem por objectivo dar a conhecer as principais aplicações e utilizações dos Sistemas de Informação nas Organizações.  A abordagem será feita numa perspectiva organizacional e estratégica e não tecnológica.

Pretende-se, com esta, preparar futuros Engenheiros Informáticos para dialogar, sem preconceitos, com Gestores e Administradores em assuntos que dizem respeito a Sistemas de Informação nas Organizações.  A assunto concentra-se no estudo dos SI’s, suas características, e nos seus diferentes enquadramentos no mundo real das organizações. Abordam-se temas  relacionados com a importância dos SI’s, o seu impacto nas organizações,  assim como o  processo de análise e implementação dos SI na  redefinição do negócio de uma  Organização.

<VOLTAR>


^ Conteúdo Programático:

1. Fundamentos Organizacionais de Sistemas de Informação

Assunto: Conceito de Sistema de Informação; Papel crítico que os Sistemas de Informação têm nas organizações; Perspectiva técnica e comportamental dos Sistemas de Informação, com especial atenção nas dimensões administrativas, organizacionais e tecnológicas; Desafios chave dos Sistemas de Informação para os gestores / administradores; Tipos de Sistemas de Informação para o apoio às actividades organizacionais: Sistemas de Processamento Transaccionais (SPT); Sistemas de Automação de Escritório (SAE); Sistemas de Trabalho em Conhecimento (STC); Sistemas de Apoio à Decisão (SAD); Sistemas de Informação para a Gestão (SIG); Sistemas de Informação para Executivos (SIE).

2. O papel estratégico dos Sistemas de Informação

Assunto: A Informação como um recurso estratégico; Utilização dos Sistemas de Informação na obtenção de vantagens competitivas; Transformação que os Sistemas de Informação provocam nos produtos e serviços das organizações, nas estratégias de marketing, nos relacionamento com clientes e fornecedores e nas operações internas; Alterações técnicas e sociais que as organizações devem suportar para utilizar estrategicamente os Sistemas de Informação.

3. Sistemas de Informação e Organizações

Assunto: Descrição de organização e suas características estruturais;  Relacionamento entre os Sistemas de Informação e estruturas organizacionais; “Modelagem” dos Sistemas de Informação de acordo com a estrutura organizacional, cultura, processos políticos, administração e tecnologia da informação; Uso das teorias comportamentais e económicas para explicar como os Sistemas de Informação afectam as organizações.

4. Informação, Gestão e tomada de Decisão

Assunto: Como os Sistemas de Informação podem apoiar tomadas de decisão administrativas;  Como os administradores realmente tomam decisões; Os diferentes níveis, tipos e estágios da tomada de decisão; Comparação de modelos individuais e organizacionais de tomada de decisão; Como projectar Sistemas de Informação para apoiar tomadas de decisão administrativa

5. Sistemas de trabalho de Conhecimento e Informação

Assunto: Principais tipos de Sistemas de Informação que apoiam o trabalho de conhecimento e informação nas organizações; Tecnologias para a gestão de documentos, trabalho corporativo e gestão de projectos que facilitam comunicação, colaboração e coordenação entre os grupos na organização; Sistemas de Trabalho de Conhecimento (Knowledge Work Systems) para satisfazer os requisitos de informação dos profissionais especializados e trabalhadores do conhecimento (Knowledge Worker)

6. Melhoria da tomada de decisão a nível da administração

Assunto: Sistemas de Apoio à Decisão (DSS), Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo (GDSS) e Sistemas de Apoio Executivo (ESS).

7. Gestão de Sistemas de Informação

Assunto:   Planeamento de SI’s; Gestão de SI’s; Exploração de SI’s.

8. Sistemas de Informação vistos do ponto de vista do negócio

Assunto: Exemplos de componentes aplicacionais de SI’s: ERP’s  (Entreprise Resource Packages); B2B (Business to Business); B2C (Business to Client); B2E (Business to Employe); CRM (Customer Relationship Management) e DW (Data Warehouse).

<VOLTAR>


^ Método de Avaliação:

Na disciplina de Sistema de Informação nas Organizações a avaliação final consiste em duas componentes:

Para efeito de aprovação na disciplina é fixada a nota mínima de 8 (oito) valores em cada uma das componentes (avaliação contínua e frequência / exame). 

<VOLTAR>


^ Bibliografia:

Livro Obrigatório

Outros Livros

Outro Material 

 


<VOLTAR>