INRODUÇÃO À TECNOLOGIA IPT / ESTT / Dep. Eng. Informática
(componente teórica) JOSÉ PALMA RAMOS
Informações Gerais professor coordenador
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A disciplina de Introdução à Tecnologia

A disciplina de Introdução à Tecnologia, do 1.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática, consta de duas componentes, independentes nos objectivos, nos conteúdos e na forma de avaliação:

  • a componente teórica, que ocupa 40% das horas de contacto docente, é leccionada pelo docente José Palma Ramos, cujos conteúdos se apresentam, em maior detalhe, mais adiante;
  • a componente prática, que ocupa 60% das horas de contacto docente, é leccionada pelo docente Jorge Mascarenhas e incide sobre prática laboratorial de modelação 3D.

A classificação final da disciplina resulta da média aritmética simples da avaliação final de cada uma das componentes acima referidas.


Objectivos da componente teórica

Como aprendizagem independente, através da componente teórica, os alunos deverão atingir os seguintes objectivos:

  • Interpretar aspectos terminológicos fundamentais no domínio das TIC;
  • Descrever a evolução das TIC nos últimos 60 anos e as perspeectivas futuras;
  • Descrever a profissão de Engenheiro Informático na sua dimensão sócio-técnica;
  • Demonstrar capacidades de pesquisa, organização e comunicação de informação.

Conteúdos da componente teórica

A consecução dos objectivos aqui referidos fundamenta-se na apresentação, debate e pesquisa dos seguintes conteúdos:

  • Conceitos de processamento de imagem digital;
  • História Geral da Computação;
  • História da Internet e dos seus sub-domínios;
  • O Universo das Soluções Informáticas: Infra-estruturas e Serviços;
  • Dimensão Sócio-Técnica do Engenheiro Informático;
  • Gestão da Informação e do Conhecimento: Técnicas de Pesquisa, Organização e Comunicação.

Forma de avaliação da componente teórica

A componente teórica é avaliada pela média aritmética simples das classificações nos seguintes 4 itens de avaliação:

  1. trabalho escrito de pesquisa sobre um tema tecnológico de livre escolha de cada aluno e da sua inteira responsabilidade;
  2. trabalho escrito de pesquisa sobre uma figura marcante da história da computação e da informática, escolhida de entre as figuras listadas neste site, ou outra que o aluno entenda propor ao docente e que este aceite;
  3. trabalho escrito de pesquisa sobre referências na WEB para um dos temas apresentados nas aulas teóricas;
  4. teste escrito sobre os assuntos leccionados e debatidos nas aulas teóricas;

NOTA: As recomendações e normas para elaboração dos trabalhos estão apresentadas e regulamentadas no guia para a avaliação.


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::figuras marcantes
::guia para a avaliação
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