Visual Basic
A palavra "Visual" refere-se ao método usado para criar o interface gráfico do utilizador (GUI). Em vez de escrever numerosas linhas de código para descrever a aparência e localização de elementos do interface, basta simplesmente pegar em objectos pré-feitos e colocá-los no ecrã.
A palavra "Basic" refere-se à linguagem BASIC (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code). O Visual Basic foi desenvolvido a partir da linguagem BASIC original e actualmente contem várias centenas de declarações, funções e keywords, muitas das quais relacionam-se directamente com o GUI do windows.
Nas aplicações tradicionais ou "procedimentais", a própria aplicação controla as partes de código a ser executado e em que sequência. A execução começa com a primeira linha de código e segue um caminho predefinido através da aplicação, chamando procedimentos conforme vão sendo necessários.
Numa aplicação conduzida por eventos, o código não segue um caminho predefinido. Ela executa diferentes secções de código em resposta a determinados eventos. Os eventos podem ser disparados por acções do utilizador, por mensagens do sistema ou outras aplicações, ou mesmo pela própria aplicação. A sequência destes eventos determina a sequência em que o código executado, assim o caminho seguido através código da aplicação é diferente cada vez que o programa é executado.
Existem três passos principais para criar uma aplicação em Visual Basic:
1. Criar o Interface
O primeiro passo para criar uma aplicação em Visual Basic é criar o interface, que é a parte visível da aplicação com a qual o utilizador irá interagir. Os Forms e os controlos são os blocos básicos de construção usados para criar o interface; eles são os objectos com que se tem de trabalhar para construir uma aplicação.
Os forms são as fundações do interface de uma aplicação. Podemos usar forms para adicionar janelas e caixas de diálogo à nossa aplicação.
O primeiro passo para criar uma aplicação em Visual Basic é criar os forms que vão ser a base do interface da nossa aplicação. Depois desenhamos os objectos que constituem o interface nos forms que criamos.
2. Definir Propriedades
O próximo passo é definir as propriedades dos objectos que criámos. A janela das propriedades proporciona uma forma fácil de definir as propriedades de todos os objectos de um form.
3. Escrever Código
A janela do editor de código é onde se escreve o código Visual Basic para a nossa aplicação. A janela do editor de código é aberta fazendo duplo click no form ou controlo para o qual queremos escrever o código.
A janela de código inclui os seguintes elementos:
Procedimentos de eventos
O código numa aplicação de Visual Basic está dividido em blocos mais pequenos chamados procedimentos. Um procedimento de evento contem código que é executado quando um evento ocorre (como por exemplo quando o utilizador faz click num botão).
Trabalho efectuado em Visual Basic:
Aprendizagem da linguagem e estrutura do Visual Basic.
Fizemos um interface com numa base de dados, com password de acesso.